Se você procura por Automação residencial wireless, você encontra no website da Controllar, cote produtos com nossos profissionais e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.
QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL WIRELESS (SEM FIO) E CABEADOS?
Muitos profissionais quando decidem por trabalhar com soluções para casas inteligentes se deparam com dois tipos de tecnologias diferentes que é a automação residencial wireless, ou sem fio, e a cabeada. E aí surge a dúvida: Qual a melhor tecnologia para se trabalhar? A resposta é: Depende.
Via de regra temos as seguintes características para cada tipo:
- automação residencial wireless: Costuma ser mais cara que a cabeada, já que envolve mais hardware e mais software que um sistema cabeado e costuma ser mais susceptível à interferências e barreiras, podendo não funcionar sempre. A vantagem destes sistemas de automação residencial wireless é que a instalação pode ser feita em qualquer situação, seja uma casa em construção, seja uma casa pronta, não importa se é antiga ou nova.
- Automação residencial cabeada: Esta tecnologia costuma ser mais barata que o sistema de automação residencial wireless, além de ser mais confiável e mais robusto. O ponto negativo desta tecnologia é que por envolver modificações da infra estrutura da rede elétrica (principalmente iluminação) e o próprio cabo da automação em si, é mais viável em casas em construção ou reformas, sendo complicada a implementação em imóveis prontos.
QUAL A TECNOLOGIA QUE A CONTROLLAR ESCOLHEU E POR QUE?
O sistema escolhido pela Controllar foi o cabeado. Porém a Controllar possui grandes diferenciais mesmo em relação aos outros sistemas cabeados. Isto porque o protocolo de comunicação eleito foi o CAN, que permite a passagem dos cabos do sistema de automação na mesma tubulação onde passa os fios da rede elétrica da casa sem sofrer quaisquer tipos de interferência. Isto permite o uso da solução cabeada (que é mais robusta e barata que a sem fio) em muitos casos em que o imóvel esteja pronto, principalmente quando falamos de empreendimentos, corporativo etc.
A nossa recomendação é que o profissional que está entrando no segmento, entenda primeiro qual o seu networking e qual seu poder de penetração e tipo de cliente que quer atingir. Se o profissional é voltado para a área de construção civil, sem sombra de dúvidas deve optar pelo sistema cabeado e, melhor ainda, se for da Controllar por todos os diferenciais que o sistema oferece. Caso o profissional tenha entrada mais fácil em clientes de casa pronta, a recomendação é que busque um bom sistema de automação residencial wireless. Aquele que tiver estrutura para competir nos dois mercados, pode optar por trabalhar com ambas: automação residencial wireless e a cabeada também.